A cada concerto ou festival que passa, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de experienciarmos o que temos à nossa frente sem a ajuda de um ecrã de um smartphone.

A visão é, muitas vezes, assustadora. Um mar de luz, contendo uma série de reproduções digitais de algo que, ultrapassados todos estes obstáculos, acontece num palco que nos parece cada vez mais longínquo.

São várias as “estrelas” que lutam ativamente pela proibição do uso de telemóveis nos seus concertos e, se em parte os ajuda a proteger os seus direitos e o seu valor enquanto artistas, a verdade é que também contribui para uma experiência mais gratificante para todos os presentes.

O tema tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, sobretudo após Jack White ter anunciado a proibição de telemóveis na sua tour norte-americana. Kendrick Lamar também se juntou a este movimento, apelando aos seus espetadores para deixarem os gadgets de lado e tentando restringir a presença de fotógrafos profissionais, numa tentativa de preservar o valor da sua marca pessoal.

“As pessoas já não conseguem bater palmas, porque têm um maldito telemóvel na sua mão e provavelmente uma bebida, também!” lamenta Jack White, em entrevista à Rolling Stone.

Uma das soluções encontradas chama-se Yondr. Trata-se de uma bolsa selada na qual temos de colocar o nosso telemóvel e que apenas pode ser desbloqueada à saída do recinto. A outra, acredita Jack White, passa por disponibilizar aos fãs fotos e vídeos oficiais dos seus concertos para recordação e utilização pessoal, com o seu próprio site e Instagram oficiais, para que possam ter uma experiência 100% humana.  

O que para alguns é visto apenas como uma vontade de recordar e/ou partilhar uma memória positiva que tivemos, para muitos é considerado uma falta de respeito em relação ao artista. Não havendo uma solução perfeita para este problema, uma coisa é certa: se o artista acredita que temos de deixar os nossos “melhores amigos” de parte para nos deixarmos imergir no espetáculo, temos de respeitar isso.

Tomás Monteiro, Social Media Manager

Comment