Todos sabemos que o universo Star Wars se passa há muito tempo numa galáxia muito distante, mas sabemos realmente há quanto tempo foi? Esta foi a questão que o professor Patrick Johnson tentou responder no seu livro The Physics of Stars Wars: The Science Behind a Galaxy Far, Far Away. Claro que os mais cépticos irão dizer que nada daquilo é real, portanto não se passou em lado nenhum e em tempo nenhum, mas essas pessoas tiveram uma infância sem sabres de luz coloridos e droids que sabem 6 milhões de formas de comunicação.

Numa entrevista, Johnson indicou que, para perceber onde no tempo se passam as histórias do Star Wars, temos de ter noção de uma série de indicadores. Primeiro, de que a actual teoria diz-nos que o universo tem 13,7 mil milhões de anos; segundo, de que as primeiras galáxias se formaram mil milhões de anos depois do Big Bang; terceiro: de perceber que um organismo unicelular demorou 2 mil milhões de anos a evoluir para um organismo multicelular. Como o filme apresenta vários sistemas solares com planetas totalmente desenvolvidos, podemos assumir que o Star Wars se passa 5 mil milhões de anos após a formação da primeira galáxia.

Somando tudo, podemos dizer que o Star Wars se passa, pelo menos, 9 mil milhões de anos depois do Big Bang, o que nos deixa a 4,7 mil milhões de anos de uma galáxia far, far away.

David Pires, Designer

Comment