Engarrafamentos no trânsito, atrasos no metro e filas de supermercado são alguns dos problemas por que todos passamos. Viver numa grande cidade tem destas coisas. Mas tempo morto não tem que ser tempo desperdiçado.

Audiobooks e podcasts são algumas formas de rentabilizar momentos destes.

Para utilizadores da Apple basta descarregar os podcasts da iTunes Store e sincronizar com o dispositivo. Utilizadores de outros smartphone têm de instalar uma aplicação como o Castbox (ou mesmo o Spotify) que agrega os diferentes podcasts.

Algumas sugestões pessoais passam pelo:

TED Radio Hour

Este podcast parte de uma discussão das TED talks com um comentador e o próprio palestrante. O objetivo é aprofundar os conteúdos das TED talks com mais exemplos e algumas piadas à mistura. As talks são agrupadas em torno de temas centrais e constituem um show. O último é sobre o poder do design e recomendo vivamente.

The Tim Ferriss Show

Tim Ferriss é conhecido pelo seu livro The Four Hour Week, onde detalha todo um sistema sobre produtividade. O podcast é sobre lifestyle design e inclui entrevistas com a tenista Maria Sharapova (sobre performance de alto nível e resiliência) e o realizador Darren Aronofsky (sobre o seu processo criativo e o papel das drogas psicadélicas)

99% Invisible

Temas que relacionam design, tecnologia e sociedade. Um episódio recente mostra como qualquer pessoa pode submeter um emoji e outro, mais sério, discute o impacto social que os algoritmos têm hoje em dia. Por exemplo, o facto de o passageiro expulso no voo da United Airlines ter sido escolhido por um algoritmo que o assinalou como o cliente com menos valor para a empresa.

PRO TIP: Aumenta a velocidade do áudio para o dobro (ou 1.5x) e leva a tua produtividade para outro nível.

A seleção de podcasts que existe hoje é vasta e ainda há muito para descobrir. Quais são os teus favoritos?

Pedro Almeida, UX Designer

Comment