Com o elevado crescimento de conteúdos online, os utilizadores tornam-se exigentes e a tendência das marcas foi criar conteúdos curtos e fáceis de gerir. No entanto, esta estratégia acabou por revelar, pela sua utilização massiva, que este tipo de artigo não converte visitantes em clientes.

Para aumentar a taxa de conversão há que garantir conteúdos XL, de longa duração e qualidade, veja o que nos dizem as tendências verificadas em 2017:

O Google – O TOP 10 da média da dimensão dos conteúdos do Google revela Grandes Formatos.

Os resultados revelam que o comprimento médio dos conteúdos disponibilizados em sites e blogs é de cerca de 2.450 palavras. Mesmo páginas na 10ª posição referem artigos com 2.000 palavras pelo menos. Estes dados indicam claramente que o Google prefere sites com conteúdo extensos, considerando-os mais relevantes e informativos.

2 – Conteúdos extensos dão origem a mais Links.

Os sites de conteúdos longos conseguem obter mais links e quanto maior é a sua capacidade de duração no tempo mais hipóteses têm de conseguir backlinks. Os utilizadores preferem artigos com conteúdos detalhados em vez de conteúdos com menos palavras (moz.com).

Assim os conteúdos com mais palavras obtém mais links. Mais links significa - melhores classificações nos motores de busca > mais conversões > mais vendas. ☺

3 - Páginas ricas em conteúdo recebem mais gostos e comentários.

Escrever artigos XL pode ajudar também a ter mais partilhas nas redes sociais.

Este gráfico mostra claramente que, se o tamanho do conteúdo for maior, terá mais partilhas nas redes sociais. Mas atenção à qualidade – os conteúdos não devem ser repetitivos e aborrecidos mas simples, informativos, interativos, e fundamentados.

4 - Artigos longos aumentam a visibilidade nos motores de pesquisa.

Sites ou blogs de nicho podem beneficiar de artigos XL pois tendem a aumentar a sua visibilidade, uma vez que quanto maior é o conteúdo maior é a possibilidade de utilizar palavras-chave de long tail (variações de uma palavra-chave principal (head tail)),

Estudos indicam que o número de pessoas que procuram frases longas (de 5 a 8 palavras) aumentaram nos últimos anos. Assim, para aproveitar esta tendência, a dimensão de palavras nos conteúdos têm também de aumentar. 

Mais conteúdo > mais possibilidade de utilizar palavras-chave de long tail > mais visibilidade nos motores de busca > mais conversões. ☺

5 – Mais algumas razões para uma melhor conversão de conteúdos XL.

Um artigo longo pode dar-lhe a oportunidade de esclarecer informações sobre quase tudo: o seu produto, negócio, qualquer coisa que considere importante para o cliente.

Já referimos que o Google prefere artigos longos e, como sabemos, todos os conteúdos são indexados pelo Googlebot . O Googlebot associa vários elementos além do texto em si, como o título, tags das imagens etc. Assim, quanto maior for o conteúdo, mais oportunidades terá de ser indexado, logo terá mais visibilidade e mais tráfego. ☺

Conheça o seu público e publique conteúdos regularmente e, embora se diga "quanto mais melhor", tenha atenção à qualidade. Um bom conteúdo leva tempo a criar e, em caso de dúvida, a qualidade é sempre melhor que a quantidade. Se conseguir manter o ritmo de 1 artigo por semana… perfeito!

Agora divirta-se com bons conteúdos e muito tráfego!

Verónica Sousa, Partnership Manager

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